quinta-feira, 5 de abril de 2012

COMO PODEMOS MUDAR O FUTURO DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE!
Uma das atitudes que devemos tomar em relação as crianças e que des de pequenos nos devemos estimula-los para que cresçam com amor ao meio ambiente,para isso separei um pequeno artigo da revista CRESCER que nos motra como devemos ensinar para crianças entre 1 a 3 anos:
Crianças de 1 a 3 anos
Nessa idade, você deve despertar a afetividade de seus filhos pelo meio ambiente e a natureza, além de propor atividades que prezem pela coordenação motora e que estimulem a curiosidade.
-Ao contar histórias, transforme os animais considerados "vilões" (como o lobo mau) em personagens bons e que podem precisar da ajuda das crianças porque estão ameaçados (como no caso do lobo-guará, por exemplo).

-Crie oportunidades para as crianças tocarem, cheirarem e sentirem árvores, sementes, flores, folhas, grãos de areia e de terra. Explique que tudo faz parte da "mãe natureza".

-Outra boa ideia é apresentar diferentes animais e plantas que seus filhos veem apenas nos livros da escola. Para isso, vale ir a zoológicos, bosques, fazendas e sítios.

-Envolva a criançada em atividades de plantio e ajude-os a compreender como é importante cuidar bem da muda (uma pequena horta, uma árvore ou uma flor) para que a planta cresça e se desenvolva.

-Assim como aprendem a guardar os brinquedos, seus filhos podem começar a separar os diferentes tipos de lixo, como o seco do úmido e aquelas sucatas que podem ser usadas para brincadeiras lúdicas (amontoar, encaixar, colorir). Assim, fica mais fácil explicar que aquele lixo terá uma nova utilidade e não será descartado na natureza.

-Já é hora de explicar às crianças que elas devem fechar a torneira quando não estiverem escovando os dentes e que a luz deve ser desligada sempre que saírem do quarto ou do banheiro.

-Outra dica: estimule seu filho a sempre usar os dois lados de uma folha quando estiver desenhando.
Fontes: Instituto Supereco; Casinha na Árvore; Floresta Park Adventure e Turismo Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário